sexta-feira, setembro 29, 2006

World Press Photo 2006

Mais de 200 imagens que marcaram Portugal e o mundo, seleccionadas pela World Press Photo 2006 e pelo Prémio Fotojornalismo Visão/BES, vão estar expostas no Centro Cultural de Belém (CCB) a partir de hoje.

Elsbeth Schouten, comissária da World Press Photo 2006 em Lisboa, revelou que foram seleccionadas 205 fotografias entre 83.044 imagens em concurso, realizadas por 4.448 fotógrafos profissionais de 122 países.

Organização independente sem fins lucrativos, a World Press Photo foi fundada em 1955, na Holanda, com o objectivo de apoiar internacionalmente o trabalho de profissionais da fotografia de imprensa, e como meio de atingir este propósito tem vindo a realizar o maior concurso internacional de fotografia, já em 49ª edição.

Este ano, a foto premiada - com 10 mil euros - foi de Finbarr O´Reilly, do Canadá, que captou o momento em que mãe e filho esperam por ajuda num centro de alimentação de emergência em Tahoua, no Níger. Pousada na boca do rosto sereno da mãe surge a mão do filho, «que de tão enrugada e macilenta devido à fome, parece a mão de um velho», comentou Elisabeth Schouten.
«O júri escolheu esta fotografia pela sua criatividade visual e por colocar uma situação de forma tão subtil que nos atrai para tentar saber mais», destacou.

As fotografias estão distribuídas no Centro de Exposições do CCB por dez temas - desde o retrato, actualidade, natureza, desporto, personalidades, ciência, vida quotidiana, artes - e «contam histórias de uma forma especial para que não as esqueçamos».

A par desta exposição também estarão patentes os 38 seleccionados do 6º Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES, cujo vencedor do Grande Prémio (15 mil euros) foi Pedro Correia, do Jornal de Notícias, com uma fotografia do funeral do agente da PSP Paulo Alves, assassinado em serviço num bairro da Amadora em Março de 2005. Claudia Lobo, da revista Visão, referiu que o júri escolheu esta fotografia em particular entre mais de 5.800 de 204 fotógrafos, «porque tem emoção de uma ponta a outra».

As exposições estarão patentes ao público no CCB até 22 de Outubro, de terça a domingo, das 10:00 às 19:00.