terça-feira, outubro 24, 2006

Bumfights?!?!?

O site: www.bumfights.com

Os autores: Zachary Bubeck, de 24 anos e Ryan Edward McPherson, de 19 anos.

O propósito: Fomentar e filmar lutas entre desalojados (sim, eu disse desalojados) para depois as vender pela Internet, a um preço de 19,99 dólares cada. De notar que foram vendidas mais de 300.000 cópias dos filmes, que já vão no 4º volume.
O disclaimer: The purpose of these videos, through satire and sensationalism, is to call attention to the global epidemics of poverty, violence, addiction, and lack of education. Fighting and violence of any form is ignorant and pathetic. Although the images we capture are often shocking, we do not believe these aspects of society should be kept hidden or ignored. You’ll see grown men trade blows on the streets, chick fights, stunts, sick pranks, crime caught on tape, crackheads, supermodels, and the most hardcore ruckus ever filmed. But please do not miss the point of these videos! Educate yourself. Help those who are less fortunate. Spread love not hate. (!!!!!!!!!!!!!!!!)
The point: Ainda que na era da informação digital a mera referência a questões controversas gere, indubitavelmente, um crescente interesse nessa mesma questão, levando a desmistificar o próprio conceito e a dar visão àqueles que, não a merecendo de todo, a queriam de início, arrisco um comentário e a divulgação deste site, que demonstra perfeitamente ao ponto a que o ser humano pode chegar para ter os seus 15m de fama ou, better yet, os seus 15m de dólares.
Para informação, os desalojados que lutam realmente nestes filmes raramente receberam dinheiro ou sequer álcool, ao contrário do que o site e os seus autores afirmam. Foram, pura e simplesmente, enganados e levados a acreditar que poderiam ganhar algum dinheiro ou bebidas a troco de violência. E é claro que uma pessoa desesperada e com fome faz tudo, até denegrir-se ou magoar-se, por uns míseros dólares... ou por uma garrafa de bourbon.
Quando os seus autores foram condenados a uma pena de prisão por 6 meses (atenção, não pela produção dos filmes mas porque já tinham falhado uma ordem de prestação de serviço comunitário que lhes tinha sido sentenciada), em 2005, já o fenómeno tinha alastrado pela Internet, dando origem a inúmeros casos de miúdos que tentavam imitar ou replicar os vídeos em causa: em Julho de 2004, quatro adolescentes australianos pegaram fogo a um desalojado, em Agosto de 2005, dois jovens de 19 anos atacaram desalojados em Los Angeles com bastões de baseball e finalmente, no mesmo ano, outros dois adolescentes de Calgary agrediram violentamente um desalojado nessa cidade. Todos eles, sem excepção, afirmaram ser fãs do programa e sido inspirados por ele. E quantos destes casos não se terão passado mas dos quais não temos conhecimento? De facto, é óbvio que os desalojados não tendem, claramente, a denunciar e a apresentar queixa contra estas pessoas, dadas as suas condições...
Em 2006, os três desalojados que participam nos filmes finalmente receberam uma compensação, apenas atribuída após um acordo judicial, em que os autores dos filmes comprometeram-se, ainda, a não produzir mais destes filmes.
Ao ponto a que o ser humano chega é revelador da falta de respeito pelo próximo e da ganância existente na nossa espécie. Para além do conceito em si, que é veementemente deplorável por todas as razões já citadas, custa a compreender como os autores destes filmes conseguem ter a vergonha na cara de fazer ainda um disclaimer em que dizem que os objectivos do filme são apenas os de chamar a atenção para problemas globais como a pobreza ou a adicção, apontando o objectivo dos filmes como o de educação e de ajudar os desfavorecidos, finalizando ainda com um soberbo "espalhem amor não ódio".
"Fighting and violence of any form is ignorant and pathetic" you stupid fools... you wrote it yourselves...

2 Comments:

At 12:19 da tarde, Blogger The Sherazade said...

Arrepia, é revoltante e inacreditável! Realmente...o mal existe! Bjs

 
At 12:19 da tarde, Blogger The Sherazade said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

Enviar um comentário

<< Home