segunda-feira, abril 24, 2006

Futebol pela igualdade de sexos

O presidente do Irão, Mahmud Ahmadienjad, assumiu hoje que está disposto a permitir que as mulheres sejam autorizadas a estarem presentes nos estádios, algo que foi proibido desde a revolução islâmica de 1979.

Actualmente uma mulher iraniana apenas pode assistir a um mero jogo de futebol se tiver uma autorização especial. Recorde-se que o Irão vai marcar presença no Mundial2006 no Grupo D ao lado de Portugal, México e Angola.
É bom saber que do Irão não vêm só notícias ligadas às pretensões nucleares do país, ainda para mais quando a simbologia deste gesto pode assumir contornos históricos no que respeita à igualdade no tratamento de géneros, dadas as claras limitações religiosas num país onde Religião é Estado. E pode ser que haja um qualquer efeito dominó que leve a prática a outros países daquela região.
Resta saber o quanto a FIFA tem feito para que o futebol seja porta-estandarte da igualdade entre povos, raças e credos, sendo certo que quanto mais senhoras gostarem de bola, mais dinheiro entra nos cofres da Association...

1 Comments:

At 12:02 da tarde, Blogger Unknown said...

QUALQUER DIA QUE PIADA É QUE ESTE MUNDO METE SE LEGALIZAM TUDO...

NANANANANAAAN

 

Enviar um comentário

<< Home