quarta-feira, julho 19, 2006

Jornalistas de t-shirt não entram no Parlamento madeirense

A Assembleia Legislativa da Madeira, onde esta semana seis jornalistas foram impedidos de entrar por estarem vestidos de «t-shirt», está a preparar um regulamento de indumentária para os profissionais da informação.

Uma fonte parlamentar disse à Agência Lusa que este regulamento vai substituir as regras avulsas que estão a ser transmitidas - por ordem do presidente da Assembleia Legislativa, Miguel Mendonça - aos jornalistas pelos funcionários da segurança do hemiciclo. Segundo as regras, não podem entrar na Assembleia Legislativa jornalistas com calças de ganga rotas (na moda há vários anos), pólos, «t-shirts» ou que usem sapatilhas, alegando Miguel Mendonça com o prestígio da instituição parlamentar.


Estas directivas têm sido seguidas pelos funcionários do parlamento madeirense, ao ponto de seis jornalistas - do Diário de Noticias da Madeira, RTP, RDP e TSF - terem sido impedidos de entrar no hemiciclo.


Face a esta situação, o Sindicato de Jornalistas (SJ) manifestou a sua preocupação pelo facto dos jornalistas destacados para a Assembleia estarem a ser «alvo de excesso de zelo em relação ao seu vestuário por parte do presidente do parlamento madeirense».


A Direcção Regional da Madeira do SJ «vê estas atitudes de humilhação para com os profissionais da comunicação social como uma forma de desviar as atenções de vários atropelos e violações que se verificam na Assembleia Legislativa: violações ao Regimento, linguagem ofensiva e até ameaças físicas entre deputados».


O sindicato adianta ainda que na Assembleia da República - «a 'alma mater' da democracia parlamentar em Portugal» - os jornalistas não são proibidos de entrar por causa do calçado «nem ninguém anda a olhar-lhes para os pés ou a ver se estão de 't-shirt' ou camisa de marca».

Hmmm... axo q nã vô consegui antrar no hêmciclo!