quinta-feira, outubro 26, 2006

As novas 7 maravilhas do Mundo

Foram os gregos, provavelmente entre os anos 150 e 120 a.C., os primeiros a listar os monumentos erigidos até então pelas mãos do homem que se destacavam pela sua grandeza, sumptuosidade e magnitude. Chamaram o conjunto deles de "Ta hepta Thaemata", ou seja, "as sete coisas dignas de serem vistas" - as sete maravilhas do mundo.

Apesar da lista ser grega, apenas uma das obras situava-se na Grécia: a Estátua de Zeus. Três outras encontravam-se na Ásia Menor - o Colosso de Rodhes, o Templo de Ártemis, em Éfeso, e o Mausoléu de Helicarnasso. Duas outras maravilhas - as Pirâmides de Gizé e o Farol de Alexandria - poderiam ser vistas no Egito. Finalmente, no actual Iraque, poder-se-ia contemplar os Jardins Suspensos, situados na Babilônia.

Com o passar do tempo, estas obras maravilhosas desapareceram das mais diversas maneiras. De algumas, restam ruínas. De outras, apenas história. No entanto, uma única maravilha resiste até hoje: as Pirâmides do Egipto.

Em 2001, em parte pelo desaparecimento de 6 das 7 antigas Maravilhas, o suíço Bernard Weber fundou a "New 7 Wonders Foundation" e lançou uma campanha democrática para a escolha das Novas Sete Maravilhas do Mundo. A lista final das 21 candidatas reúne os Monumentos mais interessantes da História do Planeta, tais como o Taj Mahal, na Índia, o Coliseu de Roma, a Grande Muralha da China, as Estátuas da Ilha da Páscoa ou a Estátua da Liberdade, em New York. No dia 07 de Julho de 2007 (07.07.07) serão oficialmente declaradas a vivo a nível mundial, em Lisboa, as Sete Novas Maravilhas do Mundo, numa grande cerimónia que tentará ter ainda o maior número de espectadores de todos os tempos a visioná-la por todo o mundo.

O júri, presidido pelo antigo diretor-geral da UNESCO, o prof. Dr. Federico Mayor, é composto por um número de nomes ilustres, incluindo os mais famosos arquitetos: Zaha Hadid da Grã Bretanha, Tadao Ando do Japão e Cesar Pelli dos EUA.

Com o lema "A nossa herança é o nosso futuro" a fundação "New 7 Wonders Foundation", que organiza a campanha e tem como missão "proteger a herança do homem em todo o Mundo", já atraiu mais de 19 milhões de votos. De acordo com a Fundação, 50% de toda a renda líquida arrecadada pelo projecto será utilizado para financiar restaurações de monumentos, incluindo as estátuas de Buda no Afeganistão, destruídas durante o regime Talibã.

Podem obter mais informações e votar no site oficial: http://www.new7wonders.com/

2 Comments:

At 11:49 da manhã, Blogger Unknown said...

inesculpavelmente nao incluiram a futura rutunda dos casquilhos...
é por estas e por outras que não participo nestas votações...

ps: pelo menos a rotunda do lavradio...

 
At 8:43 da tarde, Blogger joe.disco said...

Ou os moinhos de Alburrica...

 

Enviar um comentário

<< Home