sexta-feira, outubro 06, 2006

C'était un rendez-vous´, de Claude Lelouch

"C'était un rendez-vous" é uma curta-metragem, feita em 1976 por Claude Lelouch, mostrando um condutor andando em altas velocidades nas ruas de Paris, às 5:30 da manhã.

Apesar da, ou devido à, limitada disponibilidade de vídeo tapes, o filme ganhou estatuto de culto e muita admiração dos entusiastas por carros, pelas altas velocidades mostradas e pelo estilo despojado de guiar do condutor, no filme.

Este filme é um exemplo do que se chama cinéma vérité, já que foi feito em ângulo único e sem edição, usando-se câmera instalada na parte dianteira do carro. A duração do filme foi limitada ao tempo máximo de gravação permitido pela câmera, que era de menos de 10 minutos.



Começa no túnel do Périphérique indo em direção a Avenue Foch. Locais conhecidos da cidade são mostrados no filme no trajeto em que é feito, tais como o Arco do Triunfo, o obelisco da Praça da Concórdia, assim como também a famosa avenida Champs-Élysées. Pedestres não são respeitados, pombos que estavam nas ruas são dispersados, sinais vermelhos são ignorados, vias de mão-única e de contramão são usadas e faixas centrais são cortadas. O carro nunca é mostrado, já que a câmera está fixa na parte da frente do carro, fazendo com que se tenha uma idéia de onde estaria baseando-se nos outros carros. No final do filme, o carro é estacionado na calçada da montanha do Sacre Coeur. O protagonista sai do carro e encontra-se com uma mulher, de cabelos loiros, enquanto se ouve ao fundo sinos tocando. A mesma ideia foi usada tempos depois, em alguns filmes do gênero, como Getaway in Stockholm e Ghost Rider.

Vários grupos de discussões espalhados pela Internet reinvidicavam que o carro usado no filme tenha sido um Ferrari 275 GTB, carro que era do próprio Lelouch, ou algum outro modelo da Ferrari, como o Alpine ou um protótipo de Le Mans. Partes do carro ou até mesmo sua cor nunca foram mostrados até então. Já para o piloto anónimo, as especulações da época basearam-se nos pilotos ativos e mais conhecidos da época, tais como: Jacques Laffite, Jacky Ickx, Jean-Pierre Beltoise, Jean Ragnotti, Johnny Servoz-Gavin, dentre outros.

Cálculos feitos por grupos independentes mostraram que o carro nunca passou de 140 km/h. Lelouch afirmou que a velocidade máxima atingida pelo carro foi de 200 km/h.

Recentemente, o diretor francês revelou em entrevista que o carro que carregou a câmera não fora o Ferrari 275 GTB, mas sim um Mercedes-Benz 6.9L, carro que tem mudanças automáticas e chega à velocidade máxima de 230 km/h. As mudanças de marchas acima ou em 5ª velocidade e o som de altas rotações de motor indicam que o carro está a mais de 200 km/h, no entanto, a velocidade do carro em relação à velocidade em que o som reproduz parece não ter relação. Então, como já se podia supor, o som utilizado é um overdub do carro da Ferrari, podendo assim dar a impressão de velocidades muito mais elevadas. Isto foi depois confirmado por Lelouch.

Ao mesmo tempo que a informação verdadeira do carro foi revelada, uma foto foi divulgada pela Internet após isso, mostrando Lelouch ajustando sua câmera giroscópica em sua Mercedes.