sexta-feira, dezembro 30, 2005

Dar a volta ao Mundo em 5 dedos

Há dias falava com uma amiga que me chamou a atenção para um facto que achei deveras curioso e do qual, verdade seja dita, nunca havia pensado: o facto de haver tantos sinónimos (por norma, calão) e expressões idiomáticas para a masturbação masculina e muito poucos para a feminina.

Ah pois é. Desafio quem quer que seja a tentar encontrar uma mão deles, sendo certo que em português é bem mais difícil do que em inglês. “Medir a temperatura” é uma das poucas expressões portuguesas que conheço. “Dar corda ao relógio” é outra. Em inglês é bem mais fácil mas ainda assim só me ocorre beating around the bush, checking for squirrels (muito boa), coming into your town, fanning the fur ou a famosa (via American Pie) double-click the mouse.

Quanto ao acto homónimo nos gajos o difícil é parar de lançar sinónimos (nem vale a pena ir aos mais óbvios e corriqueiros): afogar o ganso, bater castanhola, cinco-contra-um, debulhar a espiga, esgalhar o pessegueiro, jogar bilhar de bolso, fazer justiça com as próprias mãos, pintar paredes. D. Palma, trocar o óleo... E em inglês? Being your Own Best Friend, Charm the Cobra, Spanking the Monkey, Polish the Sword, Peel the Banana, Dropping A Line, Squeezing the Burrito, Walking Willie the One Eyed Wonder Worm e a fenomenal Getting to Know Yourself Personally in the "Biblical Sense".

Porque será? Revelação de uma sociedade em que o sexo ainda é marcadamente mais tabu para as mulheres do que para os homens? Ou será que somos nós, homens, que falamos demais sobre sexo, daí a maior proliferação de expressões sinónimas de masturbação masculina? Mera coincidência? Ou haverá muitos mais sinónimos e expressões, apenas escondidas por uma sexualidade (a feminina) que normalmente se resguarda bem mais que a masculina (por ambos)? É um facto que não existe, pelo menos na maioria dos casos, tanto “à-vontade” para falar de masturbação num grupo de amigas do que num de amigos...

Umas ou outras... todas... nenhuma... talvez nem seja boa política ir em busca de explicações. Mas se a criação e proliferação de frases e expressões para masturbação feminina for sinónimo de uma maior liberdade sexual das mulheres, na prática e no discurso, então aqui fica o meu pequeno contributo, para que depois não digam que os homens só pensam neles mesmos:

Dar a volta ao mundo em 5 dedos

2 Comments:

At 4:07 da tarde, Blogger Unknown said...

esgalhar a passarinha
afagar a campainha
abrir caminho na floresta
meter o dedinho
javardar sozinha

enfim.... desde que seja para o bem,,,

 
At 2:57 da tarde, Blogger sophy said...

Agora assim de repente não me lembro de nada.....

 

Enviar um comentário

<< Home