sexta-feira, agosto 12, 2005

Nine Songs, de Michael Winterbottom

Sem ser uma “pérola” neste Verão cinematográfico, o novo filme de Michael Winterbottom (“In This World”, “Code 46” e o genial “24 Hour Party People”), “Nine Songs”, que relata a relação de Matt (Kieran O'Brien) e Lisa (Margot Stilley) por entre concertos na Brixton Academy e sexo a rodos, não deixa, acima de tudo e por mais críticas de que possa ser alvo, de ser um filme directo e honesto... arredado de “conteúdo”, é verdade, mas debruçando-se sobre aquela relação como se um frame se tratasse – um frame que tem a duração de, precisamente, um ano.

As actuações estão lá não pela música mas pela letra (com excepção para Michael Nyman). De facto, pese embora o valor inquestionável de bandas como os Ferdinand, BRMC, Goldfrapp ou mesmo Dandy Warhols, cedo se percebe que os temas são escolhidos meramente em função das palavras cantadas ou gritadas, que reflectem cristalinamente o desenvolver da relação, o pico e, por fim, a chegada ao sopé. Só pela música já valeria o bilhete mas pedia-se muito mais nomeadamente em termos da sonorização, ao estilo do melhor filme português dos anos 80 (ok o filme foi gravado em Digital Video, e daí??).

Sem ser a tal “pérola”, o filme não deixa de ter os seus “momentos”... e um deles, claramente metafórico, ficou-me na retina como uma das melhores traduções do relacionamento sexual humano que já alguma vez ouvi, quando Matt, fascinado pela Antártida, compara estar nesse continente como “duas pessoas na cama – claustrofobia e agorafobia ao mesmo tempo”...
Pensem nisto...

quarta-feira, agosto 10, 2005

Rock it 'till u make it - Barreiro Rocks 2005

Realiza-se este ano mais uma edição do Barreiro Rocks, considerado por muitos o melhor festival de garage-rock da Peninsula Ibérica, a 7 e 8 de Outubro, após um ano de ausência em virtude da "contenção orçamental" ditada pelas férias do Presidente da CMB, Emídio Xavier, juntamente com a sua família e os cerca de 269 acessores (e um panda amestrado de nome Bambi), no Baúru.
Após a sua chegada, pressionados pela Associação Hey, Pachuco! (www.heypachuco.com) e pela legião espanhola (http://www.createphpbb.com/phpbb/index.php?mforum=barreirorocks), trataram logo de organizar uma banca ali para os lados Feira da Ladra de forma a financiar o dito festival, mediante a venda de inúmeros bonecos feitos de massa, colares de papel cuspido (nham nham) e actuações de gosto duvidoso do panda. Autuados pela PSP por falta de licença camarária, a diferença entre o produto angariado e o valor da coima deu - AINDA ASSIM!! - para congregar os seguintes nomes de luxo na edição deste ano:

7 de Outubro (Sexta)
Los Chicos [.es]
The Hells [.uk]
The Black Lips [.usa]
Billy Childish & The Buff Medways [.uk]

8 de Outubro (Sábado)
The Magnetix [.fr]
The Coyote Men [.uk]
The Dt's [.usa]
The Flaming Stars [.uk]

Informações sobre as bandas podem ser encontradas em http://ipunkrock.com/diario/350 ou no fórum da Hey, Pachuco! (link acima indicado). No site do festival (www.barreirorocks.com), com abertura prevista para 1 de Setembro, pode desde já encontrar-se o cartaz oficial.
E assim se vê como o melhor do Barreiro são alguns barreirenses ( e as chicas também são engraçadas, vá lá...)

terça-feira, agosto 09, 2005

A resposta esperada (e aclamada)... ou a Banda do Arquiduque sempre vem cá!

Eles vêm cá sim senhor.
O festival chama-se Lisbon Soundz já tem o cartaz completo. Assim, no dia 28 de Agosto, para além dos Franz Ferdinand e dos Mogwai, quem se deslocar à Doca Pesca, em Lisboa, vai poder ouvir e ver a banda do ex-baterista dos Smashing Pumpkins, Jimmy Chamberlin, que editaram no início deste ano o seu álbum de estreia, Life Begins Again (never heard of) .Os bilhetes para o Lisbon Soundz têm o preço de €25 (€30 para quem só comprar no próprio dia) e o espectáculo terá início às 19h30m.

quarta-feira, agosto 03, 2005

Novas contribuições para a definição de “sistema” (fut.)

Sistema é o conjunto de princípios ou meios reunidos de forma que todos os clubes grandes sejam beneficiados e prejudicados ao longo da época futebolística mas apenas um deles é beneficiado mais uma vez que os restantes.

Desculpas e agradecimentos...

Deixo aqui as mais sinceras desculpas aos 3 leitores deste blog pela ausência a que me vi forçado nos últimos tempos e um agradecimento muito especial aos remetentes dos (sensivelmente) 1200 mails que recebi a felicitar-me pela qualidade alcançada pelo blog neste último mês.

A todos um bem-haja.